TRADUTOR


Minha lista de blogs

domingo, 30 de dezembro de 2012

Ano Novo Novo Ano!


Ano Novo Novo Ano!

Final do Ano e todos nós, próprio do ser humano, traçamos metas para o Ano Novo ou Novo Ano.

Para traçar metas temos um tempo de reflexão, bom né? Pois é, só não podemos ficar só nas metas, precisamos criar os meios para atingi-las. Traçar metas é o nosso tempo de reflexão, alcançar as metas... É o tempo de realização. Realização nos fortalece, encoraja e engrandece!

Traçar as metas é um tempo solitário, mesmo que compartilhado (afinal é o seu desejo!), alcançar as metas sempre é coletivo e solidário (“crescemos em companhia de outras pessoas”).

Metas utópicas, metas banais, metas imediatas, metas de médio ou longo prazo... Todas são prioridades!

Vibrar com as metas alcançadas, sem se preocupar se ela vai ser grandiosa ou tosca para alguém, afinal ela já é uma realização pessoal (o seu desejo realizado!), portanto é grandiosa para você.

Que em 2013, possamos todos: compartilhar, solidarizar, partilhar, amar, priorizar, valorizar (não valorar!), fortalecer a fé ,ser feliz e alcançar metas... Afinal o precisamos mesmo é SER! SER não pode ser valorado, mas é a essência dos valores.

 E que venha 2013!

 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

NATAL!


 

        O melhor do Natal não é o presente, é a reflexão, tempo de relembrar as ações que ocorreram durante o ano, tudo que foi proveitoso merece um lugar especial, a caixa interior das recordações. E o improdutivo? Ah! Se for possível consertar conserte! Pedidos de desculpas? Desculpe ou desculpe-se! Algo que não foi feito? Tente fazer! Se foi egoísta? Solidarize e compartilhe! Fazer sempre o seu melhor gratifica e acrescenta. O bom é poder somar sempre, na vida das pessoas, fazendo a diferença.

       Natal remete ao AMOR, relembra o nascimento, festeja o aniversariante e amor é.... ”Amar ao próximo como a ti mesmo”

Feliz Natal!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

E PRA SER FELIZ?



Pra ser feliz...
Ah! Pra ser feliz nem precisamos um montão de coisas(ter).
Todos já leram isso por aí...portanto, não é novo.
Pra ser feliz, precisamos SER!
O TER não pode subjulgar o SER.
Conforto, comodidade e suficiência é muito bom!
Não pense em excesso, mas em suficiência.
Excesso de desejos, não falta de metas...
Metas movem.
Desejo exacerbado escraviza.
Metas causam satisfação
Desejos de mais e mais...causam frustação.
Metas: crescimento pessoal!
Desejos de acumular: frustação pessoal!
Ao alcançar metas...
O SER é todo prazer!
Ao TER desejos satisfeitos.
O SER é prazer momentâneo.
Afinal o TER escraviza o SER e a busca é interminável.
Ah! SER FELIZ...é tão simples!
Ser FELIZ...é sentir prazer no viver!

VENCENDO O MEDO!



Algumas situações que causam medo, na verdade pânico...
Há alguns anos venho postergando a retirada de um lipoma na testa, não gostava dele, mas gostava menos ainda de pensar em fazer uma pequena cirurgia(para os médicos pequena, para o meu MEDO, uma grande cirurgia!). Medo é a resposta para a situação. Medo da anestesia? Do lipoma? Da cirurgia? Da pós cirurgia? Na verdade medo de tudo isso junto e misturado,mas tomei coragem e lá fui eu...a anestesia local doeu, mas menos que eu imaginava, o papo desconexo da médica para descontrair o momento...o treme-treme já uma característica minha em cirurgia(fiz duas cesarianas)...ah o medo...ah o medo.
Bom perceber o carinho dos que me cercam, a atenção...o gastar tempo...o afago...tudo isso para amenizar o medo.
Agora tá feito...o que ainda virá...na verdade ainda tem mais um receio ou medo, ter que tomar medicamento, como sou avessa!
Em tudo isso algo é certo e presente: A FÉ! A confiança que deposito em DEUS, pois sei que ele me cuida, me protege e tem me preservado.
Obrigada DEUS, por cuidar de mim, por instruir a médica, por colocar pessoas especiais em minha vida!

domingo, 4 de novembro de 2012

Em um certo lugar da memória

Glaura!
Lugar certo no passado.
No presente? Não sei...
Pelas lembranças especiais será sempre presente.
Tempo especial.
Lugar especial.
Pessoas?Especiais é pouco pra descrever.
Uma magia.
Afetividade familiar.
Colo e afago de vó.
Saudade!( aquela da minha teoria)
Cheiros e sabores gravados na memória.
Os sons da roça...
As imagens da roça...
A labuta rural que aprendi admirar e está gravado em mim.
Glaura! Portela...

EM UM CERTO LUGAR DO PASSADO






Em um tempo distante...Glaura! O lugar admirado e amado do passado e que povoa o presente com aquela saudade( sentimento bom...só temos do que nos fez feliz, minha teoria).
A fazenda com sua plantação de abacaxi, com todos os movimentos de um lugar rural...agricultura familiar(de fato), sem relações capitalistas e nos moldes das propriedades rurais familiar...os homens na agricultura e as mulheres com os pequenos animais a volta da casa e com os cuidados da casa.
A casa repleta de cheiros...a quentura e a fumaça do fogão de lenha...o movimento começava cedo, antes mesmo dos homens se levantarem para a labuta. Comia aquilo que produzia...e comia fartamente e com muita diversidade.
Eu, da cidade, mas com um gosto muito grande pela lida da roça...aprendi a gostar do lugar...nem sabia na época porquê gostava tanto...hoje é fácil responder: carinho de familiares...uma casa de adultos, visitada por uma neta/sobrinha criança...imagina só o que tinha por lá? Afetividade e carinho em excesso e ninguém, nem mesmo criança ignora isso...cresci... diminuí, mas não abandonei minhas idas para Glaura, parafraseando um escritor eu diria: " saí da roça, mas ela nunca saiu de mim!
Glaura, mais precisamente Portela, faz parte da minha essência...é marca registrada no meu gosto pelo rural...nas melhores lembranças de afetividade...no gosto pelo doce de leite de coração(só existe lá!)...
Glaura...rende assunto, lágrimas de felicidades e especialmente o coração de alegria!
Dedico aos meus familiares de Glaura! Especialmente a minha Vó Lilia...que dizia sempre que eu era igual a ela...(parecida fisicamente e emocionamente)...

sábado, 22 de setembro de 2012

SIMPLESMENTE VIVER!


Ah! A vida...
Viver não requer pré- requisitos, não tem rascunhos, mas tem muito aprendizado e pedidos de desculpas, observações e mudanças de atitudes.
Viver é querer sempre mais, mais da vida, materialidade é bom, mas certamente não é essencial.
Amizades sinceras, amor fraterno, amor inteiro e lealdade...isso sim é essencial!
Um bom papo, um papo desinteressado, jogar conversa fora(não análise de pseudos terapeutas), faz um bem danado...alimenta a alma e revigora o corpo.
Viver...sem dramatizar, sem procurar pelo em ovo, sem juízo de valores, mas pautado na ética e na busca da sabedoria...crescer...crescer...e aprender até morrer.
Ser mais um nesta engrenagem onde cada um é especial e único...isso não tem o significado de centralidade, quem quer ser o Centro do Universo, não pensa em conjunto, união e fraternidade. Pensar assim é a  materialidade do egoismo.
Viver...Crescer... Amar... Cooperar!

domingo, 19 de agosto de 2012

COISAS MUIIIIITTTOOOOO AGRADÁVEIS!



Agradável mesmo?
Taça de vinho tinto...em boa companhia...ou até mesmo na solidão!
Jogar conversa fora...falar do tempo, da foto, de flores, de livros...de qualquer coisa, até de coisas toscas. Só não fale fazer roda pra cuidar a vida de outro( isso é fofoca e faz mal!!!!)
Ler...ler tudo...jornal velho, gibi, livro indicado por alguém...deixar de ler o que não agradou...
Amar as pessoas de verdade, amor fraternal, amar por amar.
Olhar através do nada e enxergar tudo...
Curti os filhos, até mesmo quando eles nem desejam ser curtidos!
Cultivar bons pensamentos!
Enfeitar...o cabelo, o colo, as orelhas...brincar de índio, mesmo com pouca propriedade e criatividade.
Agradecer: por tudo que nos fazem...poder fazer pra alguém sem esperar agradecimento.
Trabalhar: só o trabalho faz a valoração do ócio.
AMIZADE: amigos são essenciais!
E sabe o que é mais agradável? A VIDA! O MELHOR DA VIDA É VIVER!

COISAS POUCO AGRADÁVEIS...OU DESAGRADÁVEIS MESMO!



Pessoas que entendem além do que você disse ou que ficam buscando entrelinhas no que você falou... ô coisa chata! Faz perder a vontade de conversar com gente assim, afinal você será sempre mal interpretado ou falsamente analisado. Se você quer fazer terapia, claro que irá procurar um terapeuta... se você quer desabafar vai conversar com um amigo, e você dirá exatamente o que te aflige, o que angustia ou simplesmente só quer ser ouvido, não tem nada mais chato do que pessoas que querem buscar o por quê de cada fala do outro...aprender a ouvir só o que foi falado faz da pessoa, um bom papo, um bom amigo ou um bom ouvinte...não exclui disso o seu DIREITO de manifestar suas opiniões, manifestar opiniões não é analisar pela ótica de um profissional...mas as vezes você só quer conversar jogar conversa fora, se quer ser uma boa companhia, ou se quer ter companhia...só jogue conversa fora...nada com nada, só conversar!
Pelo em ovo?.. Procura não... ou você acha ou afasta as pessoas, afinal ninguém gosta de conviver com pessoas que estão sempre no mesmo viés....que não mudam de faixa do cd, sua conversa é tão previsível que é melhor nem entabular uma conversa....o lenga lenga será o de sempre!
Vitimizar é próprio de gente sem assunto, afinal qualquer pé de galinha vai dar uma canja... ô dó...sou vítima de tudo e todos...o mundo está contra mim....teoria da conspiração....na realidade, esse tipo de gente quer mesmo é ser o CENTRO DO UNIVERSO ou tudo gira ao meu entorno ou...não sou compreendido!
Amo conversar, dialogar com pessoas diretivas, essas são mais assertivas...


terça-feira, 5 de junho de 2012

EXPRESSAR SEMPRE!




Viva!
Fale!
Expresse!
Não permita agressão!
Não permita solidão!
Não permita desatenção!
Calar jamais...
Não julgar!
Aceitar, não submeter!
Aproximar!
Acalentar!
Sorrir!
Distrair!
AMAR!
Amar o próximo, mas não esquecer de SE AMAR!
Doar!
Cativar e cultuar a SAÚDE.

FALE SEMPRE!




"Quando a boca cala, o corpo sofre"
Li isso em algum lugar no facebook e gostei. Talvez uma frase que parece simples, permite a reflexão e até mesmo a mudança de atitude.
É preciso calar menos, não sufocar emoções, não permitir que te magoem, mesmo que tudo isso ocorra por pessoas que te cercam e que você ama...
Amar as pessoas não dá a elas o passaporte para te entristecer.
Amar as pessoas não dá a elas o direito de te explorar emocionalmente.
Amar as pessoas não dá a elas o passe livre para te dispensar atenção quando lhe é conveniente, trocando em miúdo...quando desejam algo, quando querem algo...estranho e esquisito dizer...mas quando desejam que "seus" interesses sejam atendidos.
Se algo parecido com isso acontecer, grite, esbraveje, não permita, não de autonomia...afinal "se a boca calar, o corpo vai sofrer!"
Saúde é o bem mais precioso que se pode almejar!

sábado, 2 de junho de 2012

METAS, SONHOS E UTOPIAS

Sonhos e utopias são indispensáveis.
Não ter metas para alcançar, ainda que estas sejam utópicas, afastam infinitamente o seu horizonte. Para que a vida tenha graça precisamos sempre querer um horizonte, se os meios para vislumbrar este horizonte são longos ou próximos, fáceis ou difíceis, isso não importa...afinal o importante é chegar lá.(em seu horizonte)
Traçar metas empolga, traz alegria, desejo de alcançar...e o essencial: o brilho nos olhos...que tem significado de VIVER!
Meta é antônimo a estagnação, desânimo e paradeiro...meta sinônimo de buscar, traçar estratégia para alcançar e agilizar...ingredientes básicos para a euforia e manutenção da chama da vida.
Trace metas, objetivos, sonhos e utopias e a euforia de viver estará presente para sempre...mesmo quando você partir viverá na lembrança daqueles que  compartilharam tempo com você.
Sonhe sempre!

"Vivemos todos sob o mesmo céu, mas ninguém tem o mesmo horizonte" Konrad Adenauer

domingo, 13 de maio de 2012

Assim são as mães!

Alegria
Insegurança
Euforia
Medo
Solidão
Emoção
Egoismo
Premonição
Felicidade
Amor!!!
Muito amor!
Vontade de acertar...
Querer adivinhar.
Satisfazer...
Atalhar qualquer sofrimento!
Assim são as mães...
Tudo isso junto e misturado!
Simples assim!

Alexandre e Higor

O privilégio que tenho de ser mãe.
Agradeço aos meus filhos Higor e Alexandre, pois eles são os presentes que DEUS colocou em minha vida, permitindo-me o dom de ser mãe.
Ser mãe é acertar algumas vezes, errar muitas vezes, errar tentando acertar, acertar nos erros ou melhor aprender com os erros...é descobrir as peculiaridades dos filhos, percebê-los pelo alô ao telefone, pelo modo de andar ao chegar em casa, descobrir suas ansiedades até mesmo no silêncio.
O melhor dos filhos é que são únicos, você até os cria iguais, mas as suas ações e reações, suas formas de demonstrar são impar, cada um do seu jeitão.
Filhos, obrigada por preencherem meus dias e a minha existência, a vida não teria a mesma cor sem a existência de vocês!
Com meu amor incondicional e sem dimensões!

MÃE!

Falar do dia dedicado a homenagear as mães, me remete a figura pra lá de especial e única pra mim: A MINHA MÃE!
Caráter, solicitude, prestatividade, honestidade, amorosidade, batalhadora, trabalhadora, vaidosa, generosa e acima de tudo, de uma alegria ímpar, capaz de valorizar cada coisinha do cotidiano. Tudo isso que denomina-se adjetivos, na dona Conceição não era adjetivo, não era gramática, tudo isso era real...era a prática dividida com todos que conviveram com ela.
A prática de vida da minha mãe era motivo de admiração!
A admiração e as saudades da minha mãe são eternas...
O  seu exemplo permanece vivo em mim, junto com a saudade(saudade só temos do que nos faz bem!) que é uma lembrança sempre muito especial!
Agradeço a DEUS  a benção de ter tido uma MÃE que extrapola os adjetivos!
Saudades!

domingo, 6 de maio de 2012

CRONOLOGIA II

Tempo
Orquestra-se o tempo
Não delimita-se o tempo
Tempo feliz, voa!
Tempo infeliz, arrasta lentamente!
Certeza?
Que um dia terá um ponto final!
Incerteza?
Da fragilidade humana diante do tempo.
Escolhas?
Sempre! A busca pelo bem viver!
Não a ociosidade!
Não a infelicidade!
Não a seriedade(sério de carrancudo(a) e a falta de serenidade!
Sim a alegria!
Sim a produtividade material ou intectual!(não a exploração humana pelo capital)
Sim a saúde espiritual!
Sim ao riso largo e aberto vindo do coração.
Equilibrar!
Tolerar!
Aceitar!
Brigar pra ser feliz!
Pra que magoar?
Viver intensamente e coerentemente...sempre!

CRONOLOGIA

      O tempo, ou melhor, o passar do tempo....anos de vida traz uma certeza,  aproximamos naturalmente da etapa final e nos remete inconscientemente à reflexões.
       Reflexões e açoes...
      Queremos descomplicar...pelo em ovo, nem pensar!
      Viver bem e intensamente, escolher o que nos faz bem e afastar o que nos deixa ansiosos, preocupados, tristes, chatos...tipo assim, queremos mais , mas sempre do melhor.
     Ocupar sempre! Coisa boa pra manter a mente bem é corpo cansado, não precisa exaurir, mas precisa ser útil...ociosidade não produtiva é mesmo aquilo do provérbio " oficina do diabo", eu ainda digo que ociosidade traz demência a mente...é fábrica de pelo em ovo!
     Produzir qualquer coisa, material ou intelectual, é manutenção saudável da vida!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

NIVER!

 Oba! Niver! 55 anos!
Adoro niver...pra mim significa presente de DEUS, ELE me concedendo mais um ano. Um ano  compartilhando tempo com as pessoas, de fortalecimento de amizades, de agregar novos amigos, um ano me alegrando, estressando, irritando e sobretudo me divertindo muito com os meus alunos(eles não fazem ideia de como são significativos na minha vida, um ano trabalhando e amando muito as pessoas que me cercam, parentes de sangue e parentes que escolhemos(os amigos!).
O amor incondicional aos meus filhos e dos meus filhos é um presente imensurável, daqueles que são igual a propaganda do cartão de crédito, NÂO TEM PREÇO! Um amor com direito a carinho, a briga, a chatice de mãe, mas sempre repleto de afetividade.
O meu marido, o companheirão de longa caminhada, generoso e amoroso comigo e que compartilha todos os momentos: os felizes e os de perrengue...nossa parceria e escolha tem dado certo...como é bom!
Niver significa de fato viver, e viver não é assim moleza, tem altos e baixos, acertos e erros, erros tentando acertos, e não vem com receita pronta, é pura experimentação!
Quando  ficamos mais velhos podemos contabilizar alguns lucros da jornada, ficamos mais diretivos, temos menos medo de errar(afinal algumas coisas que experimentamos deu errado e virou bagagem,rs), isso não significa mais acertivos, somos mais afetivos, mostramos mais nossos sentimentos e acima de tudo queremos curtir o que vida oferece, sem muitas justificativas.
Viver bem cada dia esta é a minha meta!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

SUFICIENTE

Situações cotidianas permitem conhecer as pessoas...o excesso e a escassez são monitores eficientes entre o TER e o SER.
O excesso parece ter o poder de sufocar o SER, a materialidade, o poder ainda que momentâneo de consumir, torna o sujeito com poderes  especiais(aquele do super herói,sabe?). Ter suficiciência de suas necessidades ou até mesmo do supérfluo é muito bom, satisfaz as necessidades físicas, emocionais e de lazer...mas tenho dúvidas quando o TER suprime o SER e com isso as pessoas  se tornam egoístas.
A escassez também não é bom, pois traz uma dependência e submissão prejudicial, afinal tudo soa muito falso...aproximação com jeito forçado, a gentileza que não combina....é gritante como se força a barra para conseguir algo. A escassez do TER demonstra,ou melhor, traz a tona um SER pouco real.
Para que haja um equilíbrio e a pessoa seja capaz de ser autêntica é preciso TER o SUFICENTE, sem excesso nem escassez...assim o verdadeiro SER fica evidente e verdadeiro.

Obs: Momento de observações cotidianas, por vezes decepcionantes....

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AUTENTICIDADE

Ser autêntico é uma mistureba
Sinceridade
Coerência
Fidedignidade
A fala e a prática junto e misturado(mistureba)
A prática que aperfeiçoa
Não a prática que se adequa ao momento
Não soa autêntico
Pra ser verdadeiro, tem que ser autêntico
A carapaça da adequação em detrimento da verdade interior
Fingir
Omitir
Sucumbir
Não é autenticidade...
Que pena virou falsidade!
O viver é cíclico
Vamos e voltamos ao mesmo ponto(lógica)
Autênticos não tem dificuldades ao retornar
Autênticos podem sempre recomeçar
Autenticidade parceira da verdade!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

INTERIOR

Conflitos
Desejos
Apelos e apegos
Ego
Egoismo
Interior muitas vezes confinados
Alegria
Euforia
Entusiasmo
Exterior muitas vezes pontilhado de falsas verdades
Conciliar interior e exterior
Viver verdadeiramente
Conviver com sentimento autêntico
Verdades interiores e ações exteriores coerentes
Isso sim é viver!
Autenticidade sempre!

domingo, 29 de janeiro de 2012

COISAS QUE GOSTO....

Criar raízes é muito bom, raízes de amizades, raízes de todas as formas de amor, raízes de aprofundamento profissional, mas ficar plantado no mesmo lugar não é exatamente o que gosto, amo ter asinhas nos pés...
Gosto muito de conhecer novos lugares, de dar uma clicada em um recanto desconhecido de um lugar conhecido, isso me encanta e me alegra.
Descobri que o melhor da vida é viver, não é necessário ter grandes planos... até porque já caminhei mais de meio século, agora é fazer o que dá prazer...e nem precisa ser nada grandioso. Grandioso mesmo é o prazer descoberto em pequenas coisas... em pequenos eventos do cotidiano.
Ler, eita coisa boa,qualquer coisa... o jornal que você depara em uma sala de espera, a revista, o livro...os de poesias são os meus prediletos,leitura é uma companhia excepcional e te leva a ter asinhas nos pés através da mente, plantado no mesmo lugar.
Futebol, como gosto de ver ou escutar uma partida de futebol... preto e branco é algo que está enraizado em mim é uma amor inexplicável, que me dá o gosto da provocação, a tensão do lance perdido, a irritabilidade e a alegria com a rapidez ou lentidão de um gooooolllll: CAM (Atlético) e Corinthians!!!!!
Música, como sou eclética,gosto de quase tudo... as exceções mesmo: pagode e sertaneja , não estou dizendo músicas de raiz brasileira, mas a sertaneja comercial.... amodoro o Milton Nascimento, mais de miltons, com trocadilho e tudo...a suavidade da voz e profundidade poética das letras me encantam.
Tenho como filosofia ser sincera, posso ser gentil e educada, mas não abro mão da sinceridade... assim é que desejo cultivar amizades, criar as raízes de amizade e estar sempre aberta a novas amizades, pois os amigos são tão especiais que sempre podem ser agregados sem a necessidade de abrir mão de uns pelos outros( igual a Rexona,sempre cabe mais um)

domingo, 22 de janeiro de 2012

CENTÉSIMA PUBLICAÇÃO DO BLOG

Na centésima publicação do blog mineiridade eu havia planejado algo tipo festivo ou talvez uma retrospectiva, que ainda vou fazer, em especial porque nos últimos dias em virtude de uma tal arrítmia estou mais retrospectiva.
Não vou escrever um post imparcial, não sou capaz de me colocar alheia a este acontecimento triste, ocorrido hoje: A REINTEGRAÇÃO DE POSSE DE PINHEIRINHOS.
Muito estranho pensar um país que na atualidade tem poder de negociação com extremistas, que se coloca solidário a pessoas que recebem penas injustas praticadas por nações mais radicais e que economicamente tem uma influência e poder de decisões positivas junto a outras nações.
Estranhamente este mesmo país permite que sejam desalojadas cerca de 6000 pessoas, lembrando que pelo menos 50% dessas pessoas elegeram seus representantes(prefeito, deputados, senadores e presidenta),afinal adultos votam.
Imagine o universo fantasioso, criativo e não menos inseguro das crianças ao verem o seu lar, sim o seu lar, pois é lá que elas vivem, ocupação ou não é o lar, sendo "invadido" por policiais,que ordenam sua saída e claro o que é importante para a criança dificilmente será prioritário em uma saída de emergência,seus brinquedos, seus caderno e livros certamente ficaram para trás algumas ações precisam ser melhor melhor estruturada.
Impossível imaginar que uma área que faz parte da "massa falida" de uma empresa seja objeto de uma reintegração de posse, será que a especulação imobiliária esta por trás dessa ação? Se existe socorro a instituições financeiras, desvios de dinheiro público e outras açoes que nos deixam bem decepcionados...não seria o caso de usar dinheiro público para uma ação social eficiente?
Este post é somente um desabafo!
Obs Esclareço que as minhas impressões sobre Pinheiros é somente midiática, ou seja, só o que vi e li na mídia, sem nenhum aprofundamento no caso,mas que mexeu grandemente comigo enquanto cidadã brasileira.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CARINHO


...O aconchego e carinho que tenho recebido das pessoas que me cercam tem sido muito especial.
É bom perceber que as pessoas não precisam estar SEMPRE com você para ser amigo.
Obrigada a todos...
Vocês tem sido especiais comigo.
Carinho ajuda a melhorar...
Obrigada amigos!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CAUSAS URGENTES: MUDANÇAS DE ATITUDES (uma provocação)


Acredito verdadeiramente no propósito e na vontade das pessoas de contribuírem para as mudanças sociais, mas gosto muito de perceber as ações concretas que estão sendo feitas para isso.
Tenho restrições aos discursos desassociados da prática, tenho receio de discursos vazios, não gosto de falácias para impressionar. Quero ver a fala e a ação caminhando junto.
Muito fácil ser solidário ao trabalho escravo que ocorre lá na Conchinchina, não é trocadilho,mas no cotidiano fecha os olhos para as pessoas que te servem ou que você de alguma forma explora (até mesmo por não acreditar que isso seja exploração).
Não pense ou julgue que sou contrária às causas sociais e ambientais, sou favorável sim, mas favorável aos que empenham fato de neste viés através de mudanças cotidianas.
Sinto que as mudanças sociais e ambientais só serão concretizadas quando começar em mim e em você no cotidiano, quando eu e você nos preocuparmos com o semelhante de fato, quando eu e você nos escandalizarmos com o descaso que ocorre e com a falta de manifestação acolhedora com o semelhante, preparar o futuro, mas agindo no presente.
Fica aqui o meu “salve” e um "viva"para as pessoas que fazem do seu cotidiano uma prática solidária e acolhedora ao seu semelhante, refletindo desta forma o seu empenho nas causas socioambientais.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

BALANÇO GERAL (2)



Lucros?
Prejuízos?
O objetivo é o equilíbrio.
Felicidade cotidiana
Tristeza momentânea
Amigos presentes...ainda que distantes fisicamente.
Família acolhedora...ainda que de pensamentos divergentes.
Metas e objetivos.
Desejo constante do equilíbrio.
Viver e não somente sobreviver...
Coragem!
Fé!
Perseverança!
Resiliência!
Amor!
Fraternidade!
Lealdade!
Humildade!
Amizade!
E que venha um grande 2012!

BALANÇO GERAL

... Final de Ano...
... Aproximação do término do ano,até involuntariamente, conduz a um tempo de reflexão.
... Refletir sobre os lucros e prejuízos no viés do pensamento capitalista.
... LUCRO: O que foi capitalizado favoravelmente? Cultivou e conservou a amizade? Colaborou para o crescimento pessoal e/ou interpessoal? Buscou a felicidade em atitudes cotidianas ou imaginou que ela só vem através de grandes acontecimentos?( sem esquecer que a felicidade sempre começa em você) Gastou tempo com você? (até mesmo para os momentos de não fazer nada...se permitindo o ócio produtivo ou improdutivo...)
... PREJUÍZO: Valorizou excessivamente os momentos de tristeza? O ócio foi o seu maior companheiro(não fazer nada SEMPRE fomenta solidão...é necessário um trabalho, aquele que veio antes do CAPITAL) Ter dó de si mesmo, só o torna coitado e aumenta a conta do prejuízo, contabilizando perdas para a saúde física e emocional.
... A reflexão advinda da mudança de ano é proveitosa quando o balanço geral(lucros e/ou prejuízos), serve para traçar metas que no decorrer do próximo ano sejam contabilizadas na planilha dos lucros.
...Viver para ser FELIZ!!!!
E que venha 2012!!!!